Diferente da famosa vaquejada, onde o boi corre numa arena demarcada perseguido por uma dupla de cavaleiros, a “Pega de Boi no Mato” acontece no meio da vegetação catingueira com os vaqueiros encourados se embrenhando no mato em cima dos seus cavalos ligeiros para pegar o boi, enfrentando espinhos de juremas e touceiras de xique-xique, demonstrando coragem e valentia.
Com o objetivo de preservar a memória do sertanejo, reconhecendo a valentia e a importância do vaqueiro e para manter viva uma tradição nordestina, a Fazenda Pitombeira em Acari realizou no dia 13 de novembro a “Missa do Vaqueiro”, celebrada na Capela da Fazenda e contou com a presença dos vaqueiros, montadores, admiradores, devotos e familiares.
Neste último domingo (14), a “V Pega de Boi no Mato”, o “VI Encontro de Vaqueiros da Ribeira do Acari”. A pega de Boi no Mato foi uma grande festa que aconteceu durante o domingo inteiro, e reuniu um público de mais de 2.000 espectadores e 300 vaqueiros, vindos de toda a região do Seridó e de algumas cidades da Paraíba. Não houve cobrança de taxa para fazer inscrição e a premiação foi feita com troféus e brindes (animais, selas, arreios) doados pelos parceiros do evento.
O fotógrafo Canindé Soares fez o registro e o Blog reproduz algumas belas imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário